top of page
  • Foto do escritorAsa Delta in Rio

55 Anos de Asa Delta

Atualizado: 14 de out. de 2018


55 YEARS OF HANG GLIDING: PAT CROWE HONOURED


No dia 8 de setembro de 2018, celebraremos o 55º aniversário da invenção da asa-delta. A cerimônia em Grafton, Austrália, mostrará o Diploma FAI Hang Gliding e Paragliding dado a Pat Crowe, o piloto do barco que rebocou o primeiro modelo de asa delta que conhecemos tão bem nos dias de hoje.

A primeira exposição pública da Asa Mark 3a Dickenson de 1964 também será realizada. Esta é a mais antiga asa delta existente no mundo, terceira asa delta construída por John Dickenson em Grafton e a primeira asa delta que ele vendeu. Esta aeronave foi retirada de sua capa apenas uma vez, em 2009, para fins de verificação desde seu último voo na Ilha Stradbroke em 1972. Esta será sua única exposição em Grafton, ou mesmo em qualquer lugar, fora de um museu adequado.

O esporte de asa delta realmente começou em 1963, quando John Dickenson inventou a asa delta. A asa era robusta, capaz de suportar muitos pousos malsucedidos e ainda voar, fácil de transportar e armazenar. Tudo aconteceu em Grafton, na Austrália, quando John Dickenson, engenheiro eletrônico e membro do Grafton Water Ski Club, inventou uma pipa para o Festival Anual de Jacaranda, criando um tipo absolutamente novo de asa.

Desde a infância, John era obcecado por objetos voadores e, é claro, estudou cuidadosamente o trabalho de pesquisa feito por seus ancestrais. Então, quando foi encarregado de construir uma pipa de esqui voadora, em vez de um tradicional design de cinco lados, ele criou modelos com alto aspect ratio. Mais tarde Dickenson lembrou que ele era inspirado principalmente por um velho design de aerofólio que a agência espacial dos EUA, NASA, estava trabalhando. John criou sua própria estrutura para fazer o aerofólio adequado para o seu propósito. Ele também veio com o sistema de controle de mudança de peso de pêndulo que revolucionou a asa delta. Sua outra inspiração veio de uma raposa voadora - um animal australiano do tipo morcego gigante que tem asas que permitem que ele deslize perfeitamente. Assistir essas “raposas voadoras” por um longo tempo ajudou John a completar sua ideia de design.

Naquele sábado de 1963, o começo não foi fácil. A princípio, John tentou pilotar a asa sozinho, mas eles ainda estavam ajustando o local do centro de gravidade e eles levaram várias tentativas para descobrir onde exatamente o piloto, a barra de controle e o cabo de reboque deveriam ser colocados. John estava exausto e sugeriu que seus amigos continuassem tentando. A tentativa de Rob Fuller foi um sucesso. Ele voou mais de um quilômetro pilotando a asa por uma barra de controle (hoje conhecido como trapézio).

De fato, no reboque de barcos, tanto com as pipas planas quanto com as deltas, o motorista do barco tinha muito mais controle da situação do que o piloto da asa e o motorista do barco era Pat Crowe.




O primeiro voo teve muitos acontecimentos: o forte gradiente de vento tinha que ser dominado, a ponte de Grafton atrapalhou e o barco teve que fazer uma curva de 180 graus durante o percurso. Durante esse tempo, Rod Fuller era apenas o passageiro que estava curtindo o voo e seguindo Pat. Ele teve que seguir Pat, que tinha controle total em todos os momentos. Por causa do que foi aprendido com o sucesso deste voo, John Dickenson foi capaz de voar no final do dia, quando ele experimentou a grande aeronave que ele havia construído.

Seguiram-se muitos voos . A corda de reboque caia e a asa delta voava livre. Nascia assim o voo de asa delta.

Em 2012, John Dickenson foi premiado com a Medalha de Ouro da FAI. O Diploma de Vôo Livre e Parapente foi concedido em 2007 a John, em 2012, a Rod Fuller e em 2018 a Pat Crowe - o motorista do barco que rebocou o primeiro modelo de trabalho da moderna asa-delta.

Texto traduzido de postagem feita pela FAI Hang Gliding and Paragliding Commission




142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Resultado de Pesquisas sobre a palavra: Asa Delta

Após alguns anos fazendo voos com pessoas de todas as regiões do Brasil e do mundo, consegui separar algumas da palavras mais pesquisadas nos principais sites de busca no que diz respeito ao voo de a

bottom of page